quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dawn / Amanhecer

 One photo tour in El Bierzo - Spain
 Carucedo Lake between 5h30 am to 9h30 am.

 São 5h30m da manhã.
 Ainda se vêem algumas estrelas no céu, através da vidraça, embaciada.
 No meio da escuridão, ouvem-se os passos apressados e ruidosos de pessoas descendo as escadas de madeira do hotel.
 Uma a uma vão-se juntando em torno do comprido balcão da recepção, de madeira clara, à espera que chegue o professor.
 À sua chegada, tentam pôr cobro, a toda a excitação que os percorre e refrear um pouco os ânimos, já que o murmúrio das vozes, parece um canhão a troar no meio de um descampado.
 Gorros coloridos, cachecóis e luvas, são apetrechos indispensáveis para combater a aragem gélida do exterior.
 5 graus negativos!
 Somos oito aventureiros de partida para o Lago de Carucedo, pertencente à região espanhola de El Bierzo, situada na província de Castilla-Leon. O objectivo é fotografar o “Amanhecer” neste local.
  Para tal, armadilhados até às orelhas (já que as máquinas fotográficas, objectivas e tripés são bastantes), partimos em dois carros, à descoberta desse lugar.
  A expectativa é grande.
  O dia começa a despontar na linha do horizonte. Rapidamente nos esquecemos do frio.
  Chegados, deparamos com um quadro edílico, deste pequeno éden, à espera de ser captado.
  Uma névoa intensa cobre o lago gelado, as silhuetas negras das montanhas que o cercam começam aos poucos a iluminar-se. A manhã começa a despertar de um longo sono de amor pintando o céu em tons rosa. Dois gansos e um pato-real, grasnam nas margens verdes dando-nos as boas vindas.
  Aos poucos o dia vai dando outras formas ao local.
  O céu vai-se tornando num vasto mar azul, límpido e transparente.
  Os primeiros raios dourados de sol iluminam os cumes das montanhas e os cimos dos castanheiros. Tudo reluz como se estivesse coberto de ouro.
  Tudo passa rapidamente…
  Depressa chegam as 9h e temos que partir. A fome aperta e temos que nos reunir novamente aos restantes membros do grupo, que preferiram sonhar, debaixo de uns coloridos e quentes cobertores.
  Chegados ao nosso jardim à beira mar plantado, tivemos o prazer de constatar que as imagens feitas, correspondem, aos gratos momentos que tivemos o prazer de descobrir, em um dos muitos paraísos perdidos pelo mundo e que urge preservar.
(Luís Reina)

(The Portuguese text had been written for the exposition "Dawn", for the Space Ana Santos - Matosinhos / Texto escrito para a exposição "Amanhecer", para o Espaço Ana Santos - Matosinhos, e de acordo com a antiga ortografia)

Carucedo Lake - El Bierzo / Lago Carucedo - El Bierzo